top of page

Sintomas, posso identificá-los sozinho?

Identificar distúrbios ou transtornos mentais não é algo tão simples assim. Atenção: o autodiagnóstico é uma atitude perigosa! Até podemos identificar alguns sintomas em nós e sentir vontade de nos enquadrar em algum distúrbio específico, mas devemos tomar cuidado para não nos precipitarmos em atribuirmos rótulos a nós mesmos.

   Estresse, ansiedade, impaciência, problemas de concentração, sensação de cansaço ou de pouca energia, dificuldade para dormir... São muitos os sintomas psicológicos que estão presentes nos lares de todo o mundo! Entretanto, não devemos nos precipitar e tentarmos sozinhos atribuí-los a alguma patologia mental, muito menos tentar resolver tudo apenas com medicações, muitas vezes inadequadamente prescritas.

    Uma parte indispensável do autocuidado é a busca por psicoterapia. Essa deve ser parte indispensável para sua busca por autoconhecimento e tratamento daquilo que lhe impede de se realizar em sua vida. Lembre-se sempre, nossa mente é um grande labirinto e o terapeuta é o profissional capacitado para nos ajudar a percorre-lo no processo em que vamos tomando consciência de si!


Figura de mulher ansiosa
Ansiedade

A ansiedade é um sentimento natural dos seres humanos que permite antecipar situações de risco e preparar para os desafios diários.   Entretanto, quando essa emoção se torna muito intensa, de forma contínua e desproporcional, ela se transforma em um transtorno. Esse transtorno desencadeará sintomas específicos. Como especialista em tratamento psicológico para ansiedade, através da psicoterapia, tenho presenciado muitas pessoas se transformando com minha ajuda e isso é muito gratificante! E esse pode ser o seu caminho para a conquista do seu equilíbrio emocional que você tanto precisa para uma vida mais plena e feliz.


Figura de homem com gravata tendo burnout
Depressão e Humor

A depressão é uma doença mental que gera muitas alterações no humor, voltadas, principalmente, aos sentimentos de tristeza. Pode também apresentar algumas mudanças nos pensamentos e tornar o ritmo do nosso corpo mais lento, ou muito rápido e agitado. Será debilitante sentir-se assim e não buscar por ajuda, o que resultará na supressão de todas as forças do seu ser. Desenvolvendo estudos e pesquisas na área da psiquiatria, pude observar muitos efeitos adversos na falta de tratamento psicológico adequado. Busquei ser especialista em terapia para depressão e hoje posso ajudá-lo a encontrar o seu caminho para a recuperação, pois atendo sua singularidade.


Figura de duas pessoas que se encaixam como quebra-cabeça
Relacionamentos

Você só obtém relacionamentos no ambiente social, seja no âmbito privado (sua casa, família, amigos..), seja no âmbito público (ambientes de trabalho, lazer, festividades...). Relacionamentos podem ser uma fonte de alegria e satisfação, mas também podem ser uma fonte de dor e sofrimento. Venho tratando de pessoas através da psicoterapia e posso afirmar a você que presencio, dia a dia, o quanto ajudo as pessoas! Por isso lhe afirmo, sem medo de errar que, de minha parte posso ajudá-lo a restaurar a sua conexão e a harmonia necessários em seus relacionamentos, especialmente com seu próprio interior; daí, consequentemente com o outro.



Caminhos possíveis de tratamento


Tratamento psicológico para traumas - Traumas podem afetar profundamente a vida de uma pessoa e dificultar a busca pelo seu projeto de felicidade e realização. Eu tenho constantemente atendido pessoas em situações que oferecem traumas e posso ajudá-lo a encontrar o caminho para a recuperação. Na terapia, podemos começar a trabalhar juntos em direção a uma vida com qualidade, em que os traumas passarão a fazer parte de sua história e passarão a ser contados como uma das experiências únicas de vida que teve e que você conseguiu ultrapassar.


Terapia para relação familiar e convivência à dois - Talvez você esteja abatido ou ansioso, talvez você não tenha certeza sobre o atual ou futuro de um relacionamento, ou simplesmente sente que não está vivendo a vida que gostaria de viver. Seja qual for sua necessidade, eu me utilizo de ferramentas do diálogo, para escutar a singularidade de cada um da família, ou relação de casal. Ofereço apoio, incentivando uma perspectiva compreensiva para a a vida em relação e a adoção de novas atitudes e reações. Tenho as ferramentas e a experiência profissional necessárias e posso ajudar você a viver melhor.


Acompanhamento Terapeutico - Desde 1996, faço atendimentos em AT, para pacientes psiquiátricos, especialmente, favorecendo a inclusão social em seus contextos de vida, após terem passado por internações, ou terem tido crises. Assim, forneço aos pacientes todas as ferramentas necessárias para se manterem com a mente saudável e ficarem conectados com sua própria maneira de ser e de levar a vida, apesar dos empecilhos que possam ser causados por um transtorno mental. Através do consultório online ou presencial, assisto e assessoro a pessoa em seu processo de retomada do seu projeto de vida, aprendendo a lidar com suas manifestações clínicas e considerando sua maneira peculiar de viver. 

bottom of page